top of page

Minicurso 1: Sequências de Fibonacci: estudo de propriedades interessantes sobre sequências.

Dia 27/06, sala O1, 14h.

Autor:

Igor de Barros Nonato

Resumo: 

O objetivo do minicurso é apresentar propriedades, teoremas e identidades a respeito da sequência de Fibonacci. Tais como: Lei de formação, Identidade de d’Ocagne, Identidade de Cassine, Fórmula de Binet, Teorema das diagonais inversa de Pascal, Teorema de Zeckendorf e o Limite Kepler-Simson. A metodologia será de aula expositiva em quadro branco. O minicurso serve como uma introdução ao mundo dessa sequência, “criada” no século XII e que ainda hoje é alvo de muita pesquisa sobre a mesma, com novos resultados interessantes sendo descobertos todos os dias. O inscrito ganhará também uma apostila contendo uma lista de exercícios para treinar e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos neste minicurso.

Minicurso 2: Relações entre a integral simples e o centro de massa: a integral simples como método facilitador no cálculo do centro de massa de corpos bidimensionais e tridimensionais

Dia 27/06, sala O2, 14h.

Autores:

Adonias Victor Marques Barros

Diego Jonata de Medeiros

Pedro Félix da Silva Júnior

Resumo: A interdisciplinaridade da Física com a Matemática é totalmente possível, já que a Física utiliza-se da matemática para compreender diversos fenômenos da natureza. Diante disto, nosso objetivo é buscar de uma forma sucinta determinar o centro de massa da superfície esférica e do volume da esfera, utilizando um método apresentado nos primeiros períodos de um curso de cálculo: a integral simples. A integral simples por si só é uma ferramenta de grande importância em diversas aplicações, em especial, no cálculo do centro de massa. O conteúdo do minicurso será trabalhado de uma forma bastante matemática, com demonstrações e aplicações. Outras aplicações serão propostas para os participantes resolverem, com o intuito de avaliar se os mesmos compreenderam os métodos empregados.

Minicurso 3: A história dos números: o processo de evolução dos números à partir de sistemas de contagens.

Dia 27/06, sala J2, 14h.

Autores:

Aminadabe Héber da Silva

Islayne Aparecida da Silva

Larissa da Silva

 

Resumo: Ao longo de toda a história do homem sobre a terra, ele sempre teve a curiosidade e o interesse de descobrir o novo e buscar cada vez mais conhecimentos de como as coisas acontecem em cada fenômeno da natureza. Por esta característica inerente ao ser o humano de querer viver em constante evolução, grandes inventos e descobertas surgiram no decorrer dos séculos. Dentre as maiores e mais importantes descobertas e invenções feitas pelo homem, as formas de contagem e escritas dos números possibilitou a evolução da ciência até chegarmos aos modelos que temos hoje. Buscamos a partir da vivência de um minicurso, relatar como se deu o processo de formação de cada conjunto numérico, a partir da história da descoberta/invenção das representações numéricas. Veremos ainda como se deu o processo evolutivo dos diversos métodos contagens, que possibilitou a criação de algarismos aos quais deram origem ao sistemas de representação dos valores numéricos utilizados nos dias atuais que facilitam a comunicação no nosso dia a dia, o que é de fundamental importância e relevância, um licenciando em Matemática saber as origens de seu objeto de estudo.

Minicurso 4: O conceito de proporcionalidade e seu uso na resolução de problemas interessantes.

Dia 27/06, sala H1, 14h.

Autores:

Edelweis José Tavares Barbosa

Jean Martins de Arruda Santos

Marcos Luiz Henrique

 

Resumo: Este minicurso tem como objetivo abordar a ideia de proporcionalidade, com ênfase na formação de seu conceito. Em um primeiro momento, buscamos o desenvolvimento do raciocínio de proporção entre grandezas e, após isso, o seu uso na resolução de problemas do cotidiano. Assim, neste minicurso, procuramos abordar alguns resultados concernentes à teoria Matemática e, em seguida, fazer aplicações através da resolução de situações-problema. Para isso, apresentamos alguns problemas motivadores para a exploração do conceito desejado. Neste sentido, pretendemos mobilizar os participantes no que diz respeito à formação do pensamento sobre proporcionalidade por um viés dinâmico e que possibilite à compreensão do tema.

Minicurso 5: Educação Matemática para surdos: sinalário e ferramentas educacionais.

Dia 27/06, sala H3, 14h.

Autores:

Cleyton Bueno Silva Costa

José Roberto Pereira da Silva

 

Resumo: Este minicurso tem como objetivo principal apresentação de sinalário específico e ferramentas educacionais para o ensino de Matemática a alunos surdos, articulando a Educação Matemática Inclusiva aos preceitos dos estudos culturais dos surdos. E, mais restritamente, trazer reflexões acerca das estratégias e recursos visuais no ensino de geometria plana para esses alunos, bem como refletir sobre a inclusão dos aspectos culturais inerentes à cultura surda ao ensino e aprendizagem de Matemática. Visa também mostrar a importância de compreender o uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para se chegar ao raciocínio lógico-matemático do aluno, bem como a sua alfabetização e letramento matemático. Através da demonstração de sinalário específico de matemática aos participantes do minicurso e, posteriormente, mostrar ferramentas educacionais utilizadas para o ensino de conteúdos da área à alunos surdos, facilitando, assim, sua aprendizagem. Espera-se, com este minicurso, aprimorar o vocabulário matemático da libras e corroborar para a capacitação daqueles que já trabalham com surdos como também, para aqueles que trabalharão futuramente, através da ciência de que existe materiais e objetos educacionais que podem ser empregados em sala, a fim de promover uma educação significativa em relação ao ensino da comunidade surda.

Minicurso 6: O ensino da função por meio da calculadora gráfica desmos utilizando como recurso didático o smartphone.

Dia 27/06, sala K3, 14h.

Autores:

Ayrtton César Borba

Maria Aparecida Alves da Silva

 

Resumo: Este trabalho resultou de experiência advinda do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). O mesmo tem por objetivo apresentar o estudo de função, utilizando como recurso didático a calculadora gráfica Desmos Graphing Calculator. Diante do cenário em que o mercado de trabalho e a sociedade se encontram em níveis de exigências e qualificações profissionais a escola hoje precisa se adequar/reinventar para poder atuar de forma efetiva no processo de desenvolvimento do aluno cidadão. E sabemos a importância da metodologia utilizada pelo professor em sala. Com o avanço a qual a tecnologia está passando, buscamos elencar algumas de suas contribuições para o âmbito da educação, especificamente em Educação Matemática. E como reflexo deste avanço, dentre outros, temos o aprimoramento das conexões, o fortalecendo da comunicação online, a busca por internet ágil e o uso de tabletes, computadores e smartphone, o que possibilita o compartilhamento de produções entre professores e alunos, alunos e alunos, enfim entre os indivíduos. E os softwares buscam facilitar a aprendizagem, mostrando de forma clara e compreensiva os mais diversos conceitos e transformações matemáticas. Pensando disto, iremos mostrar as funcionalidades e aplicações do Desmos Graphing Calculator utilizando o smartphone no contexto da Matemática, com o intuito de mostrar que é possível inserir na sala de aula este recurso para intermediar a aprendizagem dos alunos.

Minicurso 7: Razão Áurea: ela existe, está aí e você quase não percebe.

Dia 27/06, sala K4, 14h.

Autores:

Amanda Vanessa Alves de Souza

Ana Larissa da Cruz Barboza

Guttierry Álex dos Santos

Robson Dias Pimentel

 

Resumo: É de suma importância relacionar a matemática com aplicações no cotidiano para que os conteúdos matemáticos se tornem mais significativos na sociedade. Este trabalho objetiva destacar como essa ciência se relaciona com as atividades humanas na sociedade em que vivemos, com foco no mais belo número do mundo: O número Phi (Razão Áurea). Abordaremos o surgimento, desenvolvimento, as figuras áureas e aplicações, não apenas na matemática, mas também na natureza, no corpo humano e em outras áreas do conhecimento (arquitetura, arte, design, música, etc.), trazendo significado e proximidade para o entendimento do Número Áureo. Esperamos despertar o interesse e a curiosidade das pessoas para que busquem mais informações sobre o tema e compreendam como a Razão Áurea favorece a interligação da matemática com diversas áreas do conhecimento.

Minicurso 8: Geogebra: explorando comandos e sequências numéricas ou geométricas.

Dia 27/06, LEMAPE, 14h.

Autor:

Erivaldo Ferreira de Moraes Júnior

 

Resumo: Nesse minicurso apresentamos uma possibilidade diferenciada para abordagem do conteúdo de sequências – sejam elas numéricas ou geométricas – nas salas de aula de matemática do ensino médio. Nosso objetivo é desenvolver essa possibilidade utilizando o software GeoGebra, seus comandos e sintaxes. Para isso, levaremos aos participantes uma exploração mais profunda desses atalhos que GeoGebra possui, trocando experiências e interagindo com cada participante, seja ele estudante de graduação da área das exatas ou professores de matemática no ensino médio.

Minicurso 9: Matemática e Literatura: uma proposta de trajetória interdisciplinar na Educação Básica.

Dia 27/06, Auditório Mestre Vitalino, 14h.

Autor:

Severino Barros de Melo

 

Resumo: O presente minicurso tem como objetivo propor uma trajetória de prática interdisciplinar na educação básica, envolvendo Matemática e Literatura, sob o olhar do educador matemático. Para o marco teórico foram considerados estudos de matemáticos e educadores matemáticos que de diversas maneiras estabelecem conexões entre estes dois campos do saber. A metodologia proposta consiste de: 1) Apresentação do marco teórico; 2) Leitura de poesias e crônicas selecionadas; 3) Identificação dos aspectos matemáticos nos textos; 4) Considerações sobre a aplicabilidade desta experiência. O produto final será um quadro síntese contendo uma primeira proposta de um trabalho docente nessa perspectiva, considerando potencialidades e limitações. Este minicurso é uma versão reavaliada de outro apresentado no XII ENEM de 2016. Tais modificações, oriundas das sugestões dos participantes propiciaram a ampliação do marco teórico, a adoção de uma melhor metodologia, a ampliação dos textos selecionados, a inserção do perfil dos escritores escolhidos e a elaboração de um quadro-síntese mais completo.

Minicurso 10: Resolução de problemas interessantes envolvendo equação do 2º grau.

Dia 27/06, sala H1, 16h30.

Autores:

Jean Martins de Arruda Santos

Marcos Luiz Henrique

 

Resumo: Neste minicurso pretendemos abordar o conceito de Equação do Segundo Grau, assim como a sua importância na compreensão e resolução de problemas envolvendo tal tema. O minicurso foi estruturado em dois momentos. No primeiro, buscamos o desenvolvimento do raciocínio concernente à ideia de equação do segundo grau através da apresentação da teoria Matemática. Já no segundo momento, serão utilizados problemas motivadores visando a aplicação da teoria previamente apresentada. Assim, no presente minicurso, procuramos abordar alguns resultados relacionados à teoria e, em seguida, fazer aplicações através da resolução de problemas. Para tanto, os problemas serão utilizados na exploração do conceito de forma sistemática. Neste sentido, pretendemos mobilizar os participantes no que diz respeito à formação do pensamento sobre tal tema por um viés dinâmico e, ao mesmo tempo, que possibilite a compreensão e formação do conceito.

© 2019 - EMAP Caruaru. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page