top of page

Em comemoração aos cinco anos do Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano lançamos uma chamada para um concurso de vídeos com temáticas sobre a matemática.

Os participantes inscritos poderão enviar vídeos com os seguintes temas:

  • Sou professor de matemática (o vídeo apresenta uma prática docente)

  • Matemática na vida (apresenta a matemática em qualquer âmbito da vida e do cotidiano)

 

PROCESSO DE SELEÇÃO:

  • PRIMEIRA ETAPA: O comitê selecionará os vídeos dentro das normas. Os autores dos vídeos selecionados nesta etapa receberão certificação de trabalho aceito. Em 30 de maio de 2018 os vídeos serão publicados com os nomes dos autores na página do facebook do V EMAP e no site.

  • SEGUNDA ETAPA: O comitê selecionará uma curadoria com profissionais experientes no campo da matemática, da educação matemática e das tecnologias digitais para atuarem como jurados e elegerem o vídeo ganhador.

  • O resultado será anunciado durante o V EMAP com a entrega do diploma e da premiação.

 

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO DO CONCURSO DE VÍDEOS:

  • Para participar deverá está inscrito no V EMAP. Serão aceitos até três autores por cada vídeo. Cada participante poderá apresentar apenas um vídeo.

  • Não se aceitarão vídeos que não sejam propriedades dos autores.

  • Ao postular um vídeo ao concurso, os autores garantem que são possuidores dos direitos de autoria do vídeo e cedem para o V EMAP os direitos correspondentes para utilização com citação dos nomes dos autores e procedência do vídeo.

 

Serão levados em consideração os seguintes critérios de avaliação:

  • Representatividade e Mensagem do vídeo concernente a matemática

  • Qualidade técnica (foco, iluminação, imagem e áudio)

CONDIÇÕES PARA ENVIO:

O vídeo deverá ter duração de até 3 (três) minutos.

Os autores deverão realizar o upload (subir) do vídeo no youtube ou facebook em suas contas individuais. Em seguida enviar o link para o e-mail.

Cada vídeo deverá vir acompanhado das informações a seguir:

  1. Sobre o vídeo: Título e Categoria; Descrição (50 palavras no máximo explicando por que o vídeo está escrito na categoria escolhida “Sou professor de Matemática” ou “Matemática na Vida”).

  2. Sobre os autores do vídeo: Nomes, Instituição, E-mail

 

PRAZO PARA ENVIO: 20 DE MAIO DE 2018

E-mail para envio das informações do vídeo e do link para descarregar o vídeo: 5emapvideos@gmail.com ou por mensagem privada pela página do facebook https://www.facebook.com/quintoemap/

VÍDEO 1

TÍTULO DO VÍDEO: Coloquei dois coelhos para cruzar e olha no que deu
CATEGORIA
: Matemática na vida
 

A sequência de Fibonacci ela está muito presente na natureza, então um vídeo abordando sua origem e propriedades se encaixam muito bem em "Matemática na Vida".
 

AUTOR: Igor de Barros Nonato - UFPE – CAA

 

https://www.youtube.com/watch?v=V7hevDs3KPc

.......................................................................................................................................................................

VÍDEO 2
 

TÍTULO DO VÍDEO: Matemática na vida
CATEGORIA
: Sou professor de matemática
 

A partir desta atividade, evidenciamos que os saberes populares podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos pelo professor e pode facilitar muito a compreensão de conceitos matemáticos pelos estudantes da região, uma vez que os mesmos estão em contato direto com estes conhecimentos e poderiam ser aproveitados na sala de aula.

 

AUTOR: Josevandro Barros Nascimento - Universidade Federal Da Paraíba - UFPB

 

https://www.youtube.com/watch?v=1QfZ9LPZVwo&feature=youtu.be


.......................................................................................................................................................................


VÍDEO 3
 

TÍTULO DO VÍDEO: Sementes da Lógica: Matemática e Africanidade no Mancala

CATEGORIA: Sou Professor de Matemática

 

Este vídeo, na categoria "Sou Professor de Matemática", apresenta registros sobre uma prática docente que venho desenvolvendo, em sala de aula, como uma consequência da pesquisa de mestrado em educação, a qual investigou como aplicar a Lei 10.639/2003 - a temática sobre história cultura afro-brasileira - no ensino de matemática.

 

AUTOR: Alexander Cavalcanti Valença - Rede Oficial de Ensino de Goiana - PE (Secretaria de Educação do Município) e Rede Oficial de Ensino do Jaboatão dos Guararapes (Secretaria Executiva de Educação).

 

https://www.facebook.com/alexander.valenca/videos/1797467760292710/

.......................................................................................................................................................................


VÍDEO 4
 

TÍTULO DO VÍDEO: Música e Matemática
CATEGORIA
: Matemática na Vida
 

Sabemos que a matemática está por todas as partes do mundo e na música não seria diferente. As relações matemáticas com a música deu inicio com o matemático e filósofo Grego Pitágoras que é mundialmente famoso por seu teorema no triângulo retângulo porém, sem Pitágoras a teoria musical e a harmonia não seriam as mesmas.
 

AUTOR: THOMAS FRUTUOSO ALVES - UFPE/CAA


https://youtu.be/oCcnt4jm0PQ

COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO DE VÍDEOS

 

  • Adson Alves

 

Diretor Operacional na Almagesto Eventos e Audiovisual, Graduado em Comunicação Social - Rádio, TV e Internet (UFPE), atuando como Produtor Cinegrafista na produtora audiovisual Cine TV Nordeste; Roteirista, Social Media, Editor de Áudio e Locutor na Rádio Web Agroecologia (UFRPE); Editor de Áudio no site de cinema Zona Crítica; Redator, Repórter e Editor de Áudio na Rádio Universitária Web; Redator/Repórter no site Comunicação Pernambuco; Oficineiro e Pesquisador em produção de Podcast e outras ferramentas/produções audiovisuais pelo Programa de Extensão Proi-Digital – UFPE.

  • Carlos Alberto Muniz Júnior  

 

Professor de Matemática com experiência de 15 anos de ensino entre as redes particulares, Estado e prefeitura de Paulista-PE.

  • Everaldo Vieira de Lima

 

Professor de Matemática com experiência de 11 anos na rede estadual de PE nos municípios de Camela e Ipojuca-PE.

  • Márcia Gonçalves Nogueira

 

Graduação em Web Design/Sistemas para Internet pela Faculdade Marista Recife (2009), especialista em Mídias na Educação - UFPE e Gestão Educacional (FADEPE). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE) com abordagem em Práticas de Multiletramentos Digitais com o uso de Tecnologias Digitais Móveis por Jovens estudantes de escola pública estadual de Pernambuco. Professora e Designer Instrucional da UAB/Conect[e] da UFPE, Professora convidada no curso de Pós-graduação Lato Sensu na Faculdade Fafire e SENAC, e Técnica Pedagógica na Secretaria de Educação do Recife/PE. Também, Consultora em educação e metodologias de uso da Joy Street e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

  • Márcio M. Andrade

Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UERJ), Mestre em Educação Tecnológica (EDUMATEC/UFPE) e Graduado em Comunicação Social (UFPE). Realizador, Educador e Pesquisador na produtora de conteúdo Combo Multimídia.

  • Maria Auxiliadora Soares Padilha

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

  • Maria Myllena Soledade Vera Cruz da Silva

Professora da rede estadual de PE com experiência de 13 anos de ensino de matemática.

bottom of page